Pesquisar neste blog:

Páginas

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Os Dez maiores guitarristas do rock

Este post vai falar sobre os dez maiores guitarristas do rock, na minha modesta opinião. É mais um post da série, fechando o ciclo dos membros de uma banda de rock (OK, tenho mais uns poucos posts planejados...). Não somente a técnica contará, os riffs criados, as composições, e é claro, meu gosto, tudo isto contará na escolha dos preferidos nas seis cordas. Vejamos quem são!

10 - Joe Satriani - Chickenfoot, Deep Purple, carreira solo
Nossa lista começa com este grande instrumentista, no melhor sentido do termo. Ele foi responsável por trazer de volta às paradas o rock instrumental, com seu fantástico disco "Surfing With The Alien". Todo mundo conhece o grande single deste disco, da propaganda de cigarro - estamos falando de "Always With Me, Always With You", tema instrumental lindo que alavancou sua carreira. Antes de tudo isso, ele deu aula a grandes guitarristas como seu amigo Steve Vai, Kirk Hammett, do Metallica, dentre outros. O sucesso acabou levando-o a tocar com Mick Jagger em sua turnê solo. Cobriu o abandono de Ritchie Blackmore do Deep Purple, bolou a incrível turnê G3, onde ele e mais dois guitarristas encantam os fãs com seus virtuosismos. E ainda formou um supergrupo com dois ex-membros do Van Halen - estamos falando do Chickenfoot, que vem impressionando pela qualidade de seus discos. Por tudo isto, Joe Satriani diz presente nesta lista como nosso décimo lugar. Longa vida a Satch!!


9 - David Gilmour - Pink Floyd
Saímos do virtuosismo de Satriani para o estilo suave e clássico de David Gilmour. Chamado para substituir Syd Barrett, acabou assumindo os vocais principais e as guitarras do Pink Floyd, um dos maiores expoentes do rock progressivo. Ajudou a criar clássicos absolutos do rock, como "The Dark Side Of The Moon", "Wish You Were Here" e "The Wall". Sim, Gilmour teve participação na criação do grande clássico, musicalmente contribuindo para excelentes canções como "Hey You" e a lindíssima "Comfortably Numb". Após a saída de Waters, assumiu a liderança da banda e nos trouxe o excelente "The Division Bell". Ainda teve fôlego para lançar um grande álbum solo, o excelente "On A Island". Com seu estilo de solos melodiosos e lindos, ele merece seu lugar neste Top 10. Viva Gilmour!!


8 - Stevie Ray Vaughan
Quando falamos de blues, costumamos reverenciar aqueles guitarristas surgidos nos anos 50, 60, como Buddy Guy e B.B.King. Mas Stevie Ray Vaughan surgiu no começo dos anos 80 arrebentando e impressionando todos na cena blues, pela sua pegada incrível, sua técnica impressionante e seu feeling gigante. Stevie rodou em diversas bandas, montou a sua própria, Double Trouble, e uma performance no festival de jazz de Montreaux em 1982 chamou a atenção de diversos artistas, incluindo David Bowie, que o chamou para tocar no álbum "Let's Dance" (chamado para tocar na turnê, recusou; segundo as más línguas, ele não queria seguir coreografias durante os shows...). O show no festival também lhe abriu as portas para a gravação de seu primeiro disco, "Texas Flood", altamente elogiado e premiado. Ele atravessou problemas com drogas, se recuperou e tocava brilhantemente sua carreira, fazendo shows com Eric Clapton, embarcou num helicóptero e encontrou a morte num acidente terrível. Um dos melhores guitarristas de blues de todos os tempos, seu legado é enorme e sua influência também. Como este gênio faz falta. We missed you, Stevie!!


7 - Tony Iommi - Black Sabbath
Imaginem ser um guitarrista e ter um trabalho numa fábrica. Até aí nada demais, mas imagine que no último dia de trabalho nesta fábrica, você sofre um acidente que decepa parte de dois de seus dedos! Para quem não concorda com Tony Iommi no Top 10 de guitarristas, somente este fato já deveria ser levado em consideração. Agora, imagine os riffs que este senhor já criou dentro do rock: estamos falando de "Iron Man", "Children Of The Grave", "Heaven And Hell", e dezenas de outros. Ele era a força motriz por trás do Black Sabbath, com certeza, com toda a sua força de composição de riffs. E ainda solava muito bem, sim senhor. Por tudo isto, Tony Iommi, um dos melhores guitarristas da história do rock. Salve Iommi e que ele se cure totalmente de seu linfoma!!


6 - Eddie Van Halen - Van Halen
Nascido na Holanda, imigrou para os EUA com sua família e teve lições de piano, chegou a tocar bateria e finalmente se decidiu pela guitarra (ainda bem!). Montou uma banda com seu irmão e depois de algumas tentativas de nomes, acabaram adotando o sobrenome da família, que se tornaria altamente conhecido no mundo do rock. Descobertos por Gene Simmons, do Kiss, que produziu uma demo, acabaram conseguindo um contrato e gravaram um fantástico disco de estreia (e na turnê de promoção, abriram para o Black Sabbath, que na época estava em crise, e colocaram o Sabbath no chinelo durante a turnê toda...). Esqueçam os sucessos dele, escutem "Eruption" e vejam do que este holandês é capaz. Sua banda é uma das mais bem sucedidas e já lançou discos de qualidade incrível - escutem o mais recente disco da banda, "A Different Kind Of Truth", e vejam o que eles ainda conseguem fazer! Eddie revolucionou o jeito de tocar guitarra desde então, sendo influente para milhares de guitarristas. Sexto lugar para este incrível guitarrista. Salve Eddie Van Halen!!


5 - Jeff Beck - Yardbirds, Jeff Beck Group
Este é o primeiro dos guitarristas oriundos dos Yardbirds, banda fundamental por nos dar três grandes nomes do instrumento. Após sua saída da banda, Beck gravou um álbum que rivaliza com o primeiro do Led Zeppelin como inovador e influenciador de todo o rock surgido desde então ("Truth", disco que revelou Rod Stewart e Ron Wood!). Mas ele não parou por aí: gravou ainda diversas pérolas na sua carreira, como os fantásticos álbuns "Blow By Blow" e "Wired". Curta a linda "Cause We've Ended As Lovers" e me diga se o homem tem ou não talento... Seus trabalhos, geralmente instrumentais, sempre foram inovadores, quebradores de barreiras e passeavam por diversos estilos, sempre com muita técnica e estilo. O blog fez um post especial sobre Beck pouco antes de sua apresentação no Brasil em 2010 (veja aqui). Seu último disco é incrível, unindo temas instrumentais lindos e participações femininas belíssimas. Não pode existir lista de melhores guitarristas sem este senhor. Viva Jeff Beck!!


4 - Ritchie Blackmore - Deep Purple, Rainbow
Ritchie Blackmore, um dos que mais influenciaram dentro do rock, sem dúvida. Quem não venera os riffs de "Smoke On The Water", "Burn", "Mistreated", ou os solos de "Highway Star"? Fortemente influenciado pela música clássica, após uma carreira fantástica no Deep Purple, ainda conseguiu criar outra banda de incrível talento, com a ajuda de Ronnie James Dio. O Rainbow também deixa saudades até hoje, com incríveis canções como "Kill The King", "Stargazer", "Catch The Rainbow" e tantas outras. Tá certo que o homem abandonou o rock e resolveu fazer música medieval com a patroa, mas mesmo esta doideira tem seu talento. Por tudo isto, Blackmore é presença obrigatória em qualquer lista de melhores da guitarra. Viva Blackmore e que ele volte a fazer rock!!


3 - Jimmy Page - Yardbirds, Led Zeppelin
Mais um oriundo dos Yardbirds. Após o fim desta banda, Page procurou e pesquisou os integrantes perfeitos pra sua próxima banda. Ele estava cansado de fazer trabalho de estúdio, queria muito sucesso e sabia que tinha bala na agulha para tal. Não só ele encontrou os integrantes perfeitos, como encontrou todo o sucesso que podia ter: ninguém conseguiu ser maior que o Led Zeppelin nos anos 70 - e ainda hoje, a força da banda é gigantesca. Ele era o principal compositor, o produtor, o cérebro por trás daquela máquina de fazer rock de grande qualidade. Poucos conseguiram superá-lo. E apenas em detalhes ou preferências pessoais. Seus números em "Dazed And Confused", "Heartbreaker" e "Stairway To Heaven" são incríveis. Jimmy Page, o grande mago do rock, um dos melhores guitarristas de todos os tempos, medalha de bronze na nossa lista. Salve Jimmy Page!!


2 - Eric Clapton - Cream, Blind Faith
O deus da guitarra aparece na segunda posição, quase que imbatível, uma lenda do instrumento. Um cara que já passou por tantas histórias, altos e baixos, flertou com o reggae (um dos responsáveis pela descoberta de Bob Marley), sempre adorou o blues, gravou um disco ao vivo de jazz, fez parte de um dos mais importantes power trios de toda a história do rock (Cream), e muito mais. Seus sucessos são diversos, seus pontos altos também: desde "Layla" e "Cocaine" até "Wonderful Tonight" e "Tears In Heaven", este senhor é uma unanimidade e um prazer inenarrável escutá-lo tocar. Felizmente, já consegui vê-lo ao vivo duas vezes, mas se pudesse assistiria mais umas vinte. Viva o incrível Eric Clapton, longa vida a ele!!


1 - Jimi Hendrix - Jimi Hendrix Experience
Muita gente duvida da qualidade e da importância de Jimi Hendrix, questionando sua posição como número um do instrumento. Para os que duvidam, só digo uma coisa: estamos diante do homem que revolucionou o jeito de tocar guitarra, que modelou esta forma de tocar no que estamos acostumados a ouvir nos dias de hoje. Todo o rock deve muito a este incrível músico revolucionário, criativo, talentoso, que acabou vítima dos abusos típicos de sua época. Além disto tudo, ele era realizava performances fantásticas em cima do palco. Como não se extasiar com as chamas de sua guitarra? Não à toa, seus colegas de outras bandas não queriam tocar depois dele em hipótese alguma. Os discos a frente de sua banda, Jimi Hendrix Experience, fizeram história e marcaram época para sempre na história do rock. Felizmente sua discografia foi remasterizada e relançada, para que possamos escutar em todo seu esplendor o talento deste guitarrista. O músico que mais sentimos falta, uma carreira brilhante interrompida. Imaginem o que ele poderia ter feito durante os anos 70!! Salve Jimi Hendrix, o maior guitarrista de todos os tempos!!



Mais uma lista de dez mais chega ao fim; esta talvez tenha sido a mais importante e a mais aguardada, afinal, o que seria do rock sem a guitarra? Todos tem direito de discordar das minhas listas, e esta é mais uma que deve gerar polêmica, pois muita gente boa teve que ficar de fora. Deixem seus comentários sobre seus guitarristas preferidos. Ainda teremos outras listas, aguardem!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...