Pesquisar neste blog:

Páginas

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012: os grandes shows

Este post vai relembrar os grandes shows que passaram pelo nosso país neste ano de 2012. É a segunda parte da Retrospectiva 2012 do blog Ripando a História do Rock. Reveja a primeira parte, que falou sobre os grandes lançamentos, aqui.

(este ano falarei apenas dos shows em que estive presente)


Roger Waters - Estádio Engenhão, Rio de Janeiro, 29/03/2012 - uma perfeição, desde os efeitos à performance dos músicos. A execução completa desta obra-prima, o muro se tornando telão, o disco inteirinho sendo executado, um sonho de moleque realizado. Logo no começo do ano, foi um dos destaques do ano em termos de shows. Confira mais detalhes de como foi este show aqui.

Metal Open Air - São Luís, 20/04/2012 - o festival prometia muito, e guardava uma grande importância para toda a região: a de mostrar que o Nordeste pode sediar grandes apresentações. Mas o passo que se tentou dar foi muito maior que as pernas, e já no primeiro dia percebia-se a grande confusão que passaria a ser, infelizmente, a marca registrada deste festival. Programado para durar três dias, apenas o primeiro dia contou com as principais atrações - destaque para os shows do Anvil, Exodus (meu preferido), Destruction e Megadeth. No segundo dia, após cancelamentos em série, o Korzus encerrou na raça o festival, já que no começo da manhã de domingo o festival foi oficialmente cancelado. Veja mais sobre os shows que aconteceram neste post.

Joe Bonamassa - Vivo Rio, Rio de Janeiro, 31/05/2012 - o menino prodígio do blues finalmente deu o ar de sua graça no Brasil. No final de turnê, a América do Sul pode conferir toda o brilho deste grande guitarrista, que ainda empresta seu talento ao Black Country Communion (será que ainda empresta?). Com um repertório calcado em grande clássicos do blues, o power trio formado por Joe, Carmine Rojas e Tal Bergman (e ainda tinham o tecladista Rick Melick) conquistou e encantou todos os presentes. Confira aqui como foi este show no Vivo Rio.

Megadeth - Estadio Cubierto Malvinas Argentinas, Buenos Aires, Argentina, 14/09/2012 - depois de tocar no Metal Open Air, o Megadeth confirmou uma turnê sul-americana completa, com um forte atrativo na bagagem: a execução completa do álbum "Countdown To Extinction" (em alguns locais, tivemos uma segunda data com a execução completa do disco "Peace Sells"), que completou 20 anos em 2012. Aproveitei minhas férias e meu longo desejo de conhecer a capital argentina para curtir o show da banda lá. Confira como foi minha aventura neste post.

Jon Anderson - Imperator, Rio de Janeiro, 21/09/2012 - o eterno vocalista do Yes nos presenteou com um show intimista, sem grandes efeitos nem uma banda recheada de músicos. Somente ele, sua voz maravilhosa, um violão, um teclado ou outro instrumento menos badalado, explorando o grande repertório de sua ex-banda e também de sua carreira solo. Um dos melhores shows de 2012, com certeza! Confira minhas impressões sobre este show aqui.

G3 (Steve Morse, John Petrucci, Joe Satriani) - Citibank Hall, Rio de Janeiro, 11/10/2012 - uma overdose de virtuosismo e talento nas seis cordas (e nas quatro cordas e baquetas também) com a turnê variável de guitarristas que passou pela terceira vez pelo Brasil e desta vez trouxe como novidade o guitarrista do Deep Purple (ex-Kansas e Dixie Dregs) Steve Morse, o mais acanhado dentre os três. John Petrucci trouxe Mike Mangini, seu novo parceiro no Dream Theater, que agradou muito ao público. Mas foi Joe Satriani quem comandou a festa com seus sucessos instrumentais e com a famosa jam no final, com todos presentes. Confira mais detalhes neste post.

Kiss - HSBC Arena, Rio de Janeiro, 18/11/2012 - mais uma passagem dos mascarados no Brasil, a quinta (passaram antes em 1983, 1994, 1999 e 2009), e a segunda com esta nova formação com Eric Singer na bateria e Tommy Thayer na guitarra solo. O show teve todos os tradicionais ingredientes de uma apresentação do Kiss, incluindo cuspidas de fogo e sangue jorrando da boca de Gene Simmons, Paul Stanley rebolando e voando acima da plateia, a guitarra de Tommy disparando explosões e tudo o mais que se espera, porém principalmente foi uma grande apresentação de uma banda de rock madura, experiente, que tem um incrível repertório a explorar. Confira todos os detalhes desta apresentação neste post.

Black Label Society - Vivo Rio, Rio de Janeiro, 24/11/2012 - mais um show da banda de Zakk Wylde em terras brasileiras, terceira passagem da banda por aqui (abriram para Ozzy Osbourne em 2008 e vieram também ano passado). Talvez a melhor passagem das três, a banda trouxe um repertório bem equilibrado, performance pesadíssima e muitos solos de Zakk, o que o público mais queria. Veja mais detalhes neste post aqui.

(todas as fotos tiradas por mim nos shows)

E os cinco melhores shows de 2012, na minha opinião, são os seguintes (não estão na minha ordem de preferência, estão em ordem alfabética do nome da banda):
1 - Exodus (Metal Open Air)
2 - Joe Bonamassa
3 - Jon Anderson
4 - Kiss
5 - Roger Waters

Quais shows mais te agradaram em 2012? Deixe seus preferidos nos comentários!! O Ripando a História do Rock deseja um Feliz Natal a todos os leitores do blog e um ano de 2013 repleto de shows das melhores bandas de rock. Nós merecemos!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...