Pesquisar neste blog:

Páginas

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Alice In Chains - The Devil Put Dinosaurs Here

Este post vai falar sobre o último álbum do Alice In Chains, "The Devil Put Dinosaurs Here". Quinto álbum de estúdio da banda e segundo com a formação atual, que inclui o vocalista/guitarrista William DuVall, ele foi lançado no final de maio deste ano. A banda está confirmada para o Rock In Rio e tocará no dia 19 de setembro, na noite do Metallica.

Quem acompanha os posts do blog leu a resenha do álbum anterior da banda, o ótimo "Black Gives Way To Blue" (se você não leu, leia aqui), lançado em setembro de 2009. Depois de excursionar muito pelo mundo todo (incluindo o Brasil, festival SWU de 2011), a banda finalmente voltou ao estúdio e gravou o sucessor, encerrando as sessões no final do ano passado. Em time que está ganhando não se mexe, então a banda manteve o produtor do álbum anterior, Nick Raskulinecz (já produziu Rush, Deftones e Foo Fighters, dentre diversos outros). Manteve a sonoridade também: o disco me pareceu uma continuação natural do álbum anterior, sem nenhuma mudança brusca. O resultado de tudo isso foi que o álbum chegou à segunda posição da parada americana, a mais alta colocação desde seu disco homônimo, de 1995.

Eu digo para vocês: o forte deste álbum são suas melodias e harmonias. Nos vocais, Jerry Cantrell e William DuVall estão combinando esforços e o resultado é muito agradável. E as demais qualidades da banda continuam presentes: excelente trabalho de guitarra com composições de qualidade (a maioria de Jerry; nos solos, ele continua se saindo bem; simples e contido, porém eficiente). A abertura do álbum, "Hollow" (primeiro single do álbum), e a faixa seguinte, "Pretty Done", são próximas, um hard rock moderado com boa levada. "Stone" (outra faixa utilizada na promoção do disco, com direito a vídeo-clipe) já se destaca um pouco mais, tem mais pegada, um grande riff de Jerry Cantrell como destaque - considero uma das melhores do álbum. "Voices" tende mais para o lado acústico, linda melodia com boas harmonias vocais - teremos mais algumas seguindo a pegada acústica, o que é tradicional nos álbuns do Alice In Chains. A faixa-título é um pouco diferenciada, um dedilhado um tanto melancólico dando o tom. Justificável, pela temática da letra, que critica os radicais religiosos dos EUA. O título se refere a uma teoria desses religiosos, afirmando que o demônio teria colocado as ossadas de dinossauros aqui, para nos confundir... Muito bom ver a banda atacando esse radicalismo.

Foto promocional da banda. Fonte: Billboard
"Lab Monkey" retorna ao estilo hard rock moderado que citei no começo do álbum. "Low Ceiling" mantém essa levada, porém com uma melodia mais agradável, se destacando um pouco mais. "Breath On A Window" me lembrou muito "Angry Chair" (do álbum "Dirt"), sua estrutura e seu riff. Mais para o final, a canção dá uma quebrada e foge um pouco, melhorando. "Scalpel" retorna ao formato acústico, uma calmaria de melodia suave e gostosa de se ouvir, um paradoxo com a canção seguinte, "Phantom Limb", pesadíssima e longa, riff excelente de Jerry Cantrell, para mim a melhor canção de todo o álbum. "Hung On A Hook" começa mais arrastada e segue ganhando um pouco de peso, o vocal de DuVall quase murmurando, mais uma boa faixa. Enfim, "Choke" encerra o álbum em um clima bem melancólico, típico da banda. Um começo mais acústico que se encorpa e cresce muito no excelente refrão. Outro destaque do álbum e também uma de minhas preferidas - já me flagrei cantarolado esse refrão do nada... E é realmente isso que define um grande álbum: a força que ele tem de ficar na sua mente depois que você o escutou. Nesse quesito, o novo petardo do Alice In Chains agradou...

Ao vivo, a banda vem executando poucas canções do novo disco: as duas já divulgadas, "Hollow" e "Stone", além de uma ou outra execução de "Voices". Quem sabe a banda não inclui outros petardos no set do Rock In Rio? Torço muito!

Relação das músicas:
1 - "Hollow"
2 - "Pretty Done"
3 - "Stone"
4 - "Voices"
5 - "The Devil Put Dinosaurs Here"
6 - "Lab Monkey"
7 - "Low Ceiling"
8 - "Breath On A Window"
9 - "Scalpel"
10 - "Phantom Limb"
11 - "Hung On A Hook"
12 - "Choke"

Alguns vídeos:
"Hollow":


"Stone":


"Voices":


Acompanhe as novidades do blog pelas redes sociais: TwitterFacebookTumblr. Grande abraço rock and roll e até a próxima resenha!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...