Pesquisar neste blog:

Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2016

Picture e Tygers Of Pan Tang no Teatro Odisseia - como foram os shows

Outra noite de muito heavy metal ontem, no Teatro Odisseia, na Lapa, Rio de Janeiro. Duas bandas da NWOBHM (New Wave Of Brittish Heavy Metal), Picture e Tygers Of Pan Tang, iniciaram sua turnê sul-americana com muita disposição, garra e com apresentações energéticas que impressionaram o público carioca!

Novo templo da música pesada no Rio de Janeiro, o Teatro Odisseia recebeu ontem duas bandas representando um movimento do final dos anos 70, começo dos anos 80: a New Wave Of Brittish Heavy Metal. De um lado, o Picture, uma das primeiras bandas de heavy metal da Holanda, que está realizando sua segunda turnê na América do Sul (a primeira foi em 2014). Do outro, o Tygers Of Pan Tang, uma banda que recebeu destaque durante o auge do movimento, e que chegou a ter em sua formação o guitarrista John Sykes, que depois foi pro Thin Lizzy e pro Whitesnake. Ambas as bandas chegaram a encerrar atividades no final dos anos 80, mas estão de volta à ativa desde o final da década passada, com alguns membros antigos e outros mais novos, apresentando os antigos sucessos e novas canções gravadas em discos recentes (o mais recente do Picture é o álbum "Warhorse", de 2012; já o Tygers Of Pan Tang lançou "Ambush", também em 2012).

O baixista Rinus Vreugdenhil tocando no meio da galera
Quase até o começo do primeiro show, a casa ainda estava bem vazia, e os membros do Tygers estiveram disponíveis para fotos e autógrafos, apresentando simpatia e dedicação para os seus fãs. Por volta das 21h, os membros do Picture tomaram o (pequeno) palco do Odisseia e iniciaram sua apresentação com "Griffons Guard The Gold", entregando muita energia e recebendo de volta o refrão cantado a plenos pulmões pelos presentes. Os clássicos da banda foram sendo executados um após outro, com muita competência e recebidos sempre com muita empolgação. A banda fazia questão de agradecer aos presentes no intervalo de cada canção. Os maiores destaques do show, além da abertura já citada, ficaram com a clássica "Diamond Dreamer", "Eternal Dark", "Heavy Metal Ears", "Unemployed", "The Blade", pra falar a verdade quase todas as canções empolgaram muito o público, que parecia conhecer todas as canções de cor e salteado. Mas, sem dúvida, o grande momento do show foi a execução da canção "Bombers", com o baixista Rinus Vreugdenhil descendo no meio da galera e tocando boa parte da música ali. Um convite aos selfies com os fãs, que ficaram ensandecidos. Pouco mais de uma hora de um show impressionante, impactante. A banda está em excelente forma e está aproveitando a paixão dos fãs sul-americanos muito bem.

A dupla de guitarristas do Tygers: Robb Weir e Micky Crystal
Depois de uma apresentação tão forte do Picture, o Tygers Of Pan Tang entrou muito pressionado: precisava fazer um puta show para igualar o placar com seu parceiro de turnê. A banda não bobeou e abriu seu show logo, sem atrasos, por volta de 22:30h. Sem pestanejar, já lançou a grande faixa de abertura de seu primeiro disco, "Wild Cat", a potente "Euthanasia". Aliás, o repertório do show ficou mais concentrado neste primeiro álbum da banda, devidamente complementado com as melhores canções do clássico "Spellbound" e do disco "Crazy Nights", com representantes dos discos mais recentes "Animal Instinct" (de 2008) e o último álbum, "Ambush", de 2012. O vocalista Jacopo Meille, na banda desde 2004, mostrou bom alcance vocal e presença de palco; a cozinha com o baterista Craig Ellis e o baixista Gavin Gray seguraram muito bem as pontas; entretanto, o maior destaque ficou para a dupla de guitarristas: o único membro remanescente dos primórdios da banda, Robb Weir, e o novato e virtuoso Micky Crystal. Micky teve uma performance acima da média arrasando nos solos, e Robb comandou com seus riffs e até mandando um talk box em algumas faixas. Os maiores destaques ficaram para as faixas "Gangland""Raised On Rock", "Hellbound" e o grand finale com a cover "Love Potion Nº 9", uma das mais conhecidas da banda.

O guitarrista Robb Weir em destaque
Sim, o Tygers fez uma grande apresentação, se esforçou bastante, mas eu considerei o show do Picture superior - talvez pelo fato do repertório ser quase todo conhecido pelo público e a empolgação foi maior, o que não aconteceu tanto no show do Tygers. Opinião pessoal minha, deixe nos comentários o que você achou.

O vocalista do Tygers of Pan Tang, Jacopo Meille
Semana que vem, teremos talvez o maior nome do movimento que gerou estas duas bandas aqui - o Iron Maiden. Será um evento grandioso e com ingressos bem caros. E os membros da banda não estarão nem um pouco acessíveis. Ontem, no Teatro Odisseia, os ingressos foram em conta e os membros de ambas as bandas estavam disponíveis, autografando e tirando fotos com os fãs. E com shows muito mais intimistas, com certeza!

Set list do show do Picture:
(entre parênteses, no final, o disco ao qual a canção pertence)

"Griffons Guard The Gold" ("Eternal Dark")
"Message From Hell" ("Diamond Dreamer")
"Diamond Dreamer" ("Diamond Dreamer")
"You're All Alone" ("Diamond Dreamer")
"Eternal Dark" ("Eternal Dark")
"Make You Burn" ("Eternal Dark")
"Heavy Metal Ears" ("Heavy Metal Ears")
"Bombers" ("Picture I")
"Choosing Your Sign" ("Old Dogs New Tricks")
"Unemployed" ("Heavy Metal Ears")
"Battle Plan" ("Warhorse")
"The Blade" ("Eternal Dark")
"Battle For The Universe" ("Eternal Dark")
"Into The Underworld" ("Eternal Dark")
"Lady Lightning" ("Diamond Dreamer")

Set list do show do Tygers Of Pan Tang:
(entre parênteses, no final, o disco ao qual a canção pertence)

"Euthanasia" ("Wild Cat")
"Love Don't Stay" ("Crazy Nights")
"Gangland" ("Spellbound")
"Wild Catz" ("Wild Cat")
"Never Satisfied" ("Crazy Nights")
"Keeping Me Alive" ("Ambush")
"Killers" ("Wild Cat")
"Rock Candy" ("Animal Instinct")
"Don't Stop By" ("Spellbound")
"Insanity" / "Suzie Smiled" ("Wild Cat")
"Raised On Rock" ("Crazy Nights")
"Hellbound" ("Spellbound")
"Don't Touch Me There" ("Wild Cat")
"Love Potion Nº 9" ("The Cage")

Alguns vídeos:
Picture - "Eternal Dark":


Picture - "Heavy Metal Ears":


Tygers Of Pan Tang - "Hellbound":


Tygers Of Pan Tang - "Love Potion Nº 9":


Confira mais fotos do show na página do blog no Facebook. Um abraço rock and roll e até o próximo show!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...